Governo do Canadá reduz imigração
O discurso foi proferido em 24 de outubro de 2024 em Ottawa, Ontário.
Bonjour tout le monde. Bom dia. Obrigado por estarem aqui hoje.
Começarei reconhecendo que estamos nos reunindo no território tradicional e não cedido do povo Algonquin Anishinaabeg.
Gostaria de agradecer ao Primeiro-Ministro e aos meus colegas por estarem aqui hoje.
A imigração é essencial para a economia do nosso país e responde por quase 100% do crescimento da força de trabalho do Canadá. Em resposta à pandemia global e à escassez de mão de obra, trouxemos medidas temporárias para atrair alguns dos melhores e mais brilhantes do mundo para estudar e trabalhar no Canadá, o que apoiou as necessidades urgentes das empresas.
O plano funcionou, ajudando nossa economia a atravessar um período desafiador e se recuperar mais rapidamente.
Desde então, nossa economia e o mundo mudaram. Enquanto vemos sinais de melhora, famílias e comunidades em todo o país continuam a enfrentar desafios.
As pressões sobre moradia e serviços sociais exigem uma abordagem mais sustentável para acolher os recém-chegados. Também está claro que os canadenses querem que o governo federal administre melhor o sistema de imigração.
Pela primeira vez, o Immigration Levels Plan inclui metas para residentes temporários, como estudantes internacionais e trabalhadores estrangeiros temporários, bem como para residentes permanentes. Essa abordagem mais abrangente para acolher recém-chegados ajudará a preservar a integridade do nosso sistema de imigração, responder às necessidades e desafios das comunidades e preparar os recém-chegados para o sucesso, tendo recursos adequados para apoiá-los.
Programas de Residentes Temporários
Nos últimos dois anos, 60% de todos os recém-chegados eram residentes temporários, incluindo estudantes internacionais, trabalhadores temporários e alguns que chegaram por meio de programas humanitários.
Esse rápido crescimento fez com que canadenses e recém-chegados enfrentassem desafios e problemas de integridade que já começamos a abordar.
O plano de hoje cumpre o compromisso que assumi no início deste ano: reduzir o volume de residentes temporários que chegam e permanecem no Canadá.
Isso alinha o planejamento de residentes temporários com os programas de residentes permanentes, proporcionando maior previsibilidade e transparência ao nosso sistema de imigração.
Para estudantes internacionais, trabalhamos com parceiros para:
- implementar um limite para estudantes internacionais
- reforçar os controles sobre as autorizações de estudo, incluindo a exigência de cartas de atestado provinciais
- limitar o acesso a autorizações de trabalho para graduados – incluindo parcerias público-privadas que estavam aumentando as admissões em programas
As mudanças funcionaram: nos primeiros nove meses do ano, tivemos menos estudantes internacionais vindo para o Canadá — queda de 43% em comparação a 2023. O resultado é que as comunidades locais enfrentam preços de aluguel mais baixos em partes do país que viram um grande número de estudantes nos últimos anos, e os estudantes internacionais estão recebendo melhores serviços e suporte. Por exemplo, em Vancouver, os preços de aluguel de apartamentos de um e dois quartos caíram mais de 10%, e em Toronto, mais de 8%.
Juntamente com meu colega, o Ministro Boissonnault, o governo encerrou as medidas temporárias de pandemia relacionadas ao Programa de Trabalhadores Estrangeiros Temporários, introduzindo restrições e controles para limitar o acesso de empresas que empregam trabalhadores de baixa renda.
Essas mudanças ajudarão nossos parceiros, incluindo províncias, territórios e municípios, a alinhar suas capacidades e permitir que as populações cresçam em um ritmo mais sustentável, à medida que incentivamos as instituições a fazerem sua parte para acolher melhor os recém-chegados.
Nosso plano reafirma o compromisso do governo de reduzir o volume de residentes não permanentes para 5% da população do Canadá até o final de 2026.
Com essas medidas de redução, a população temporária do Canadá diminuirá nos próximos anos, pois significativamente mais residentes temporários farão a transição para residentes permanentes ou deixarão o Canadá em comparação com os novos que chegarão. Especificamente, em comparação a cada ano anterior, veremos a população temporária do Canadá diminuir em
- 445.901 em 2025
- 445.662 em 2026
- um modesto aumento de 17.439 em 2027
Nossas ações até o momento e o plano para 2025 farão com que o número de recém-chegados diminua nos próximos anos, porque significativamente mais residentes temporários deixarão o Canadá em comparação com os recém-chegados.
Programas de Residentes Permanentes
Está claro que nosso país ainda precisa de recém-chegados para ajudar a desenvolver nossa economia, preencher lacunas de qualificação e mão de obra e enfrentar desafios como construir novas casas e fornecer assistência médica de qualidade.
Com o envelhecimento da população e as pessoas vivendo mais, precisamos de mais trabalhadores para dar suporte a programas sociais importantes, como assistência médica, pensões públicas e infraestrutura.
Mas vemos as pressões que nosso país enfrenta e estamos adaptando nossas políticas para que canadenses e recém-chegados tenham acesso a empregos de qualidade, moradias e apoio de que precisam para prosperar.
Ouvimos os canadenses. É por isso que estamos ajustando o plano e reduzindo nossas metas de residentes permanentes. O plano foca em atrair trabalhadores qualificados, ajudar a reunir famílias e reassentar refugiados.
O Canadá reduzirá suas metas de imigração permanente para se alinhar às nossas necessidades econômicas
- de 500.000 para 395.000 em 2025;
- de 500.000 para 380.000 em 2026; e
- estabelecendo uma meta de 365.000 em 2027.
Espera-se que essas metas mais baixas de residentes permanentes reduzam a lacuna na oferta de moradias em cerca de 670.000 unidades até o final de 2027.
Daremos prioridade a vagas de residência permanente para residentes temporários, como estudantes internacionais ou trabalhadores temporários que já estejam no Canadá, facilitando sua transição.
Isso significa que mais de 40% dos residentes permanentes virão de residentes temporários que já estão no Canadá. Esses recém-chegados qualificados e educados podem continuar a dar suporte à força de trabalho e à economia, sem colocar demandas adicionais em nossos serviços sociais. Os recém-chegados com experiência no Canadá mostram maior sucesso a longo prazo.
Ajustes serão feitos em nossos fluxos de imigração econômica para priorizar a transição de trabalhadores já aqui para residência permanente e para ser responsivo às necessidades do mercado de trabalho – nosso In‑Canada Focus. Daremos ênfase em nossas prioridades econômicas federais em programas, incluindo programas de nomeados provinciais, a Canadian Experience Class e programas regionais de imigração para atrair os trabalhadores de que precisamos, como aqueles em ocupações de assistência médica e comércio.
Os canadenses têm orgulho da reputação do nosso país como líder em reassentamento de refugiados. Embora nossas metas de reassentamento de refugiados sejam reduzidas como resultado de reduções gerais, nosso compromisso com algumas das pessoas mais vulneráveis do mundo permanece.
Também entendemos a importância de reunir famílias e entes queridos, incluindo cônjuges, filhos, pais e avós. É por isso que continuamos a alocar quase 24% de nossas admissões gerais de residentes permanentes para imigração familiar em 2025.
E continuamos a fortalecer as comunidades francófonas fora de Quebec. Teremos como meta quase 30.000 recém-chegados francófonos em 2025, representando mais de 8,5% do total de admissões, subindo para 9,5% em 2026 e 10% dos recém-chegados em 2027.
Isso significa que, apesar da redução nas metas gerais de RP, o número de recém-chegados francófonos que esperamos instalar fora de Quebec continuará a aumentar ano após ano. Isso ajudará a apoiar nosso plano de restaurar o peso demográfico das comunidades francófonas fora de Quebec.
Regularização
Em relação a indivíduos indocumentados no Canadá, deixamos claro que um programa amplo não seria perseguido. No entanto, definiremos um pequeno número de admissões para indivíduos que seriam regularizados por meio de uma iniciativa focada naqueles que trabalhavam em indústrias de serviços essenciais.
Conclusão
Quero que os canadenses saibam que estamos ouvindo. Estamos cientes dos desafios atuais do nosso país e estamos nos esforçando para atender às necessidades em evolução do Canadá.
Nosso plano de imigração apoiará nossa economia e, ao mesmo tempo, responderá às pressões que famílias e comunidades enfrentam hoje.
O plano de imigração do Canadá para os próximos três anos interromperá o crescimento populacional no curto prazo para manter um crescimento bem administrado e sustentável no longo prazo.
Nossas mudanças no último ano estão funcionando. O plano de hoje se baseará em nosso apoio às comunidades e empregadores, ao mesmo tempo em que mantém nossos compromissos humanitários e valores canadenses.
Pausaremos o crescimento da imigração por dois anos. Isso nos permitirá retornar à trajetória de crescimento populacional pré-pandemia até 2027, para que, a longo prazo, possamos continuar a aumentar nossa prosperidade econômica e social por meio da imigração.
Estamos fazendo a imigração funcionar e alavancando nossos programas existentes para que todos tenham acesso a empregos de qualidade, casas e apoios de que precisam. Estamos apoiando a integração dos recém-chegados e dando a eles uma chance justa no Canadá.
Obrigado.
Comentários
Postar um comentário